Que tal contar a história de sua comunidade? Pense e pesquise sobre a história de sua comunidade e sua relação com a cidade, com o país, com você e com os outros moradores desta localidade. A maneira como você irá contar a história é livre e poderá ser uma entrevista com alguém, um desenho, uma pintura, etc. Lembre-se, porém, que sua relação com esta comunidade deverá estar explícita. Afinal, este é o local onde você mora.
A história de Betim remonta ao século XVIII, quando o Brasil, ainda colônia de Portugal, vivia o auge do seu ciclo do ouro. A região fazia parte de uma importante rota de bandeirantes que vinham de São Paulo a Pitangui. Assim como várias cidades surgiram nas trilhas das tropas e nas rotas dos bandeirantes, Betim, antes de assim se chamar, fazia parte desse entrecruzar de caminhos, sendo passagem e pousada de tropeiros.Na década de quarenta, instalaram-se as primeiras indústrias de Betim, ligadas à constituição do Parque Siderúrgico Nacional: Cerâmica Saffran (1942), Ikera (1945), Cerâmica Minas Gerais (1947). Betim, por sua oferta privilegiada de infraestrutura, passou a ser um polo de atração de indústrias. Na década de cinquenta, o planejamento estadual destinou a Betim duas outras funções econômicas: a industrialização de base, representada pelas siderúrgicas, e a produção de alimentos para o abastecimento local. Nesses últimos 30 anos, o parque industrial de Betim cresceu e se diversificou.
Além de polo petroquímico e automotivo, a cidade também abriga importantes empresas no setores de metalurgia, alumínio, mecânica, serviços e logística.
Nenhum comentário:
Postar um comentário